17 maio, 2006

Acção d´astros

No dia 5 de Maio de 2006, concentrámo-nos junto à Escola Dr. Correia Mateus pelas 21 horas, para observar-mos e localizar-mos, na esfera celeste os planetas Marte, Saturno , Júpiter e, a Lua. Algumas das constelações do Zodíaco, Leão e Gémeos ... e, finalmente localizar no céu algumas estrelas de cores e brilhos distintos.
Para tal, fomos munidos previamente de alguns mapas com diferentes orientações geográficas, da qual nos servimos. Usámos, ainda como suporte alguma teoria, nomeadamente a escala de magnitudes aparentes que nos diz, que que quanto maior é o brilho de um corpo celeste menor é a sua magnitude, sendo a magnitude seis a máxima que o olho humano consegue observar e, a magnitude um para as estrelas mais brilhantes.
Neste cenário, conseguimos observar a Estrela Polar que nos indica o Norte Geográfico, e a partir desta com a ajuda do mapa várias constelações - Ursa Maior, Leão, Dragão... Foi ainda possivel imaginar a Eclíptica, que é do ponto de vista geocêntrico a trajectória circular do Sol, em relação ao fundo estelar e foi também possível visualizar planetas cujas órbitas têm planos pouco inclinados, e por isso os seus movimentos vistos a partir da terra estão próximos desta linha-Lua, Saturno e Marte.
Com esta noite magnifica, terminámos a primeira parte das nossas observações junto à Escola, e partimos para a estrada de São Pedro de Muel, onde no meio do pinhal e no meio dum ambiente mais escuro, pegámos novamente nos nossos mapas e com a ajuda do telescópio conseguimos visualizar Saturno com os seus anéis, observámos ainda a Lua tendo como ponto da nossa observação e orientação Zénite que define a nossa situação em relação aos pontos cardeais.
Terminada esta jornada, aguarda-se por nova saída e, que as condições atmosféricas favoreçam as nossas pretensões.