10 maio, 2006

Actividade Solar

A actividade solar, modo como o Sol mostra as suas características, atingiu o mínimo histórico, o que está dentro das previsões e todo o mundo científico refere, já que é a bonança antes da tenpestade. O que é novo nisto é que um grupo de cientistas diz agora que a camada convectiva do Sol (uma das formas como o sol transporta energia para a superfície é por convecção, diga-se processo altamente eficaz no transporte de energia) que se move como um todo a uma velocidade de 1 m/s, reduziu esse movimento para menos de metade, como que alguém a desligasse. Como se pensa que é este movimento que controla os ciclos solares (aqui está uma excelente actividade para os alunos), já se pensa, opina (prevê!) que, no ano 2022, se possa ter uma actividade solar muito forte!
Já agora, é esse o ano em que se pensa que a Terra passe pelo rasto do cometa moribundo que agora pode ser observado nos céus!

Sabemos hoje que as eras glaciares, e outras grandes transformações por que passou o nosso planeta, coincidiram com mudanças bruscas da actividade solar. Será que vem aí o "the day after tomorow"?
Vejam em:
http://science.nasa.gov/headlines/y2006/10may_longrange.htm?list830162

Sem comentários: