11 setembro, 2006

Eclipse parcial da Lua







No dia 7 de Setembro pelas 20 horas e 30 minutos, na Escola Dr. Correia Mateus, tivemos oportunidade de observar o eclipse parcial da Lua. O telescópio foi montado no pátio da escola por alguns formandos. Tratava-se de um telescópio do tipo azimutal ou horizontal (os nomes interessantes que se aprendem nestas acções!) .
Iniciou-se então a observação da Lua, apesar de alguma nebulosidade que parecia pregar uma partida. Foi possível observar a zona de penumbra mas não a umbra (onde andaria ela ???). Esta observação foi também efectuada com binóculos montados pelos formandos. ( Sim, é para isso que lá estamos, para trabalhar!!!!!!!!!!).
Foi ainda possível observar o «Triângulo de Verão» (ai que saudades que eu tenho dele.....) constituído pelas estrelas de maior brilho. O formador e expert, João Nelson deu ainda uma excelente lição sobre a «Vida e morte das Estrelas», numa linguagem fácil e de grande rigor científico. Esperamos pela próxima observação, pois o que nos espera agora são estrelinhas chamadas alunos, pais e colegas de trabalho, bem como a estrela maior da nossa galáxia a nossa querida ministra !!!!!!

Sem comentários: