01 agosto, 2006

As novas luas de Plutão já têm nome

O par de luas, recém-descobertas e aqui já referidas, que orbitam ao redor de Plutão, foram batizadas como Nix e Hydra pela Associação Astronómica Internacional (IAU, na sigla em inglês). Até ao ano passado, os cientistas acreditavam que Plutão só tinha uma lua, Caronte. Os dois satélites foram fotografados pelo telescópio espacial Hubble. Ambos ficam ao dobro da distância de Caronte e são muito menos visíveis e bem menores.

As sugestões de nomes foram enviadas pela equipa que descobriu as duas luas. Os nomes, com raízes na mitologia grega, comme d'habitude, foram seleccionados, em parte, pelas suas iniciais, para homenagear a nave espacial Novos Horizontes, disse o líder dos pesquisadores, Alan Stern. A nave espacial foi lançada no início de 2006, com destino a Plutão, o último planeta inexplorado do Sistema Solar.

A primeira sugestão do grupo de Stern foi Nyx, com a letra "y". Nyx é a deusa grega da escuridão, e Hydra é a serpente de nove cabeças que guarda o inferno. Mas, como já havia um objecto celeste próximo da Terra com esse nome, a grafia foi alterada para Nix.

É ainda de referir que este ano a IAU irá debater se Plutão pode ainda ser ser considerado um planeta. O descobrimento de um OTN ligeiramente maior que Plutão na cintura de Kuiper, no ano passado, reacendeu a discussão se Plutão devia deixar de ser considerado um planeta principal do Sistema Solar ou se outros planetas devem ser agregados à lista.

Adaptado de texto brasileiro - link.

Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...