23 maio, 2007

Ocultação de Saturno

Na passada noite do dia 22/5/07, a Lua passou à frente de Saturno, ocultando-o por alguns minutos, após o que, Satruno reapareceu novamente nos céus.
Foi um espectáculo magnífico!
A princípio, pensei que não se iria ver nada pois o céu estava completamente coberto de nuvens. Mas, eis que perto das 19 horas, resolvi espreitar o panorama e vi que havia uma grande área do céu sem nuvens no horizonte, o que me levou a ter a esperança de que talvez à hora da efeméride se conseguisse um céu limpo.
Montei os telescópios e foi esperar... o alinhamento do C6-SGT foi feito à Lua, por entre nuvens muito negras, pelo que constituiu um acto de fé, que se revelou quase perfeito.
À hora certa, nem Lua nem Saturno; as nuvens ocultavam os dois corpos celestes. Restou-me esperar pelo reaparecimento e pelo céu limpo, o que veio a acontecer, permitindo vê-lo em toda a sua magnificência, primeiro os aneis e depois o globo do planeta.
Fica aqui uma composição dos momentos do reaparecimento.

JC



Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...