27 junho, 2007

AstroVide 2007


AstroVide 2007 - Programa:


1ª Parte - Centro Municipal de Cultura - Palestras

14H30 - Recepção dos participantes

15H00 - Filipe Alves - "Astrofotografia e tratamento de imagens"

16H00 - Carlos Antunes Santos - "Fotometria PSF de Enxames de Estrelas"

17H00 - Intervalo - Observação do Sol (Pelourinho)

18H00 - José Ribeiro - "Astronomia Amadora na prática - uma
perspectiva pessoal"

19H00 José Pedro Pinto Leite - "Exploração espacial: A história"

21H00 - Jantar Convívio


2ª Parte - Barragem da Póvoa e Meadas

23H00 Alberto Fernando - Observação do Céu em directo: "Estrelas, constelações e objectos celestes"

Observação



Venha a Castelo de Vide no dia 14 de Julho de 2007 (sábado)...


Organização

Acácio Lobo:
acaciolobo@sapo.pt
http://astrosurf.com/acaciolobo/

Formação para Professores da EU-HOU

Do Grupo Português do EU-HOU recebemos o seguinte e-mail:




Caros professores,

Vimos convidar-vos a participarem na próxima sessão de formação de professores, nos dias 7 e 8 de Julho, no Instituto Geográfico do Exército.

O horário será:
  • Sábado, das 10h00 às 18h00; das 21h00 às 23h00
  • Domingo, das 10h00 às 18h00.
Esta sessão de formação incidirá especialmente nos recursos do EU-HOU prontos a serem usados na sala de aula e na utilização do SalsaJ para análise e composição de imagens astronómicas. Realizaremos uma sessão de observação remota com o Telescópio Faulkes. Sábado à noite, se o tempo permitir, teremos uma sessão de observação com o telescópio do IGeoE.

Os professores interessados em participar podem inscrever-se enviando-nos um email, indicando se trazem ou não computador portátil (caso não tragam, teremos disponíveis PC's). Para quem venha de fora de Lisboa, podemos tentar ajudar as despesas de deslocação.

Informação mais detalhada sobre a sessão de formação será actualizada em http://www.pt.euhou.net/

Fico aguardando a vossa resposta.

Um abraço,

Maria Luísa Teixeira de Almeida - euhoupt@eu-hou.net



ADENDA: Estamos em negociações para realizar uma actividade igual a esta, em Leiria, num fim-de-semana de Setembro - o que não invalida a ida da malta a esta sessão...

26 junho, 2007

Zeus do Céu!

Ontem à noite resolvi viajar na minha nave espacial até Júpiter. Da Ponte de Comando que é a minha varanda, consegui fazer este boneco, onde se vê muito bem a famosa Grande Mancha Vermelha (GRS) e muitas características deste que é o maior planeta do nosso sistema solar.
"Stack"de 500 frames processadas no Iris e Photoshop.
Celestron C6-SGT + Toucam + IR; f/20; 25 Jun 07 @ 23h42m UT
imagem redimensionada (mais pequena que original)
Leiria
João Cruz

24 junho, 2007

Até que a morte nos separe

Do Blog Sorumbático, que leio quase quotidianamente e muito aprecio, com a devida vénia, publicamos o seguinte post:


Por leitora devidamente identificada


UMA JUNTA MÉDICA DA CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES obrigou uma professora, de 63 anos de idade e mais de 30 de ensino, doente de leucemia, a interromper o seu atestado médico e a retomar o trabalho, durante “31 dias de agonia, entre vómitos e desmaios em plena aula”, como testemunha o seu colega J. Sousa Dias (Público, 16 /06/07), vindo a morrer pouco depois.

A decisão desta Junta Médica da Caixa Geral de Aposentações, fazendo tábua rasa dos documentos, relatórios e atestados de outros médicos e especialistas – prática generalizada e constante deste organismo –, pela sua desumanidade, repugnante e criminosa, veio mostrar com toda a crueza o procedimento brutal e arbitrário a que centenas de profissionais são sujeitos, mas que tem tido pouca visibilidade por se passar na privacidade de um gabinete, entre o doente (que está sozinho e vulnerável) e os três médicos que compõem a Junta.

Conhecendo todos os dados profissionais do requerente e o historial da sua doença ou incapacidade, comprovada por relatórios e atestados médicos exigidos, a decisão da Junta deve ser tomada a partir dessas informações, segundo uma “tabela” oficial que quantifica o grau de incapacidade do doente, tabela reformulada há pouco tempo de modo a dificultar ao mais alto grau, a aposentação por motivos de doença.

Conheço apenas um caso com um final feliz, porém abundam as histórias de muitos colegas que, tal como eu, foram tratados como vigaristas, insultados e humilhados por essas Juntas, em alguns casos com tal grosseria e brutalidade que mais parecia estar o doente num interrogatório de torcionários, do que diante de médicos que fizeram um juramento humanitário. O processo, o método e a postura destes profissionais parece obedecer a um esquema encenado – há um que não fala, outro que insulta e o terceiro que ri.

Com 62 anos de idade e 34 de descontos e de profissão devotada integralmente ao ensino e aos alunos, com um currículo que tem pouco a invejar seja a quem for e, tendo dado à escola, durante anos a fio, incontáveis horas de trabalho extra não remuneradas, além do meu horário, com raríssimas faltas e sem poupar energias, nem saúde, agravando a minha deficiência, porém insistindo e perseverando até ao limite das minhas capacidades, quando já não posso exercer esse trabalho com um mínimo de dignidade, sou confrontada com uma espécie de tribunal de acusação que me trata como criminosa e aos meus médicos, profissionais seríssimos (assim como aos médicos das Juntas da DREL que confirmaram a incapacidade), como vigaristas fraudulentos.

Desconhecerá a Ordem dos Médicos o que se passa nestes gabinetes, à porta fechada? Tendo os médicos da Junta o poder absoluto de recusar a aposentação, se não dizem sequer em presença do doente qual é sua decisão, porque se empenham então neste acto gratuito de humilhação? Por sadismo ou sensação mesquinha de poder? Por ordens superiores, a fim de desencorajar os pedidos?

Tratar-se-á de uma nova estratégia economicista do Governo, em que os velhos e doentes vão ser forçados a trabalhar até à morte, para o Estado não ter de lhes pagar a reforma? Peço, então, que se ponha na lei o direito à eutanásia e ao suicídio assistido, como alternativa.

Aposentação? Só quando a morte nos separe.

22 junho, 2007

Festa das Estrelas 2007

O NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e do Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, promove de 29 de Junho a 1 de Julho de 2007 a 2ª edição da FESTA DAS ESTRELAS.

Durante os três dias da Feira, o visitante encontrará livros de astronomia e ciência, equipamentos astronómicos e um simulador de voo. Serão realizadas palestras, proferidas por cientistas, dedicadas à nossa estrela, o Sol. Serão realizadas oficinas de Astronomia e outras actividades para os mais jovens. O público poderá ainda participar em sessões de observação do Sol e do céu nocturno com telescópios. e num inédito workshop de ilustração científica, dedicado à Astronomia.

Nesta segunda edição as escolas que participaram nos projectos de investigação científica promovidos pelo NUCLIO farão uma apresentação dos resultados obtidos durante o ano lectivo 2006-2007. Estarão presentes os alunos das seguintes escolas:

Escola Secundária da Cidadela que participaram no projecto de investigação: “À Caça de Enxames de Estrelas”.

Escola Secundária Fernando Namora que participaram no projecto de investigação: “Caracterização de Crateras em Marte”.

Escola Secundária de Coruche, Colégio Imaculada Conceição e Escola EB 23 Matilde Rosa Araújo de Cascais que obtiveram várias imagens com telescópios operados remotamente.

Estará ainda patente uma exposição preparada especialmente para celebrar o Ano Heliofísico Internacional pelo Dpto. de Matemática da Universidade de Coimbra: “A Observação do Sol”

A feira decorre no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, em S. Pedro do Estoril em Cascais.
www.pt.euhou.net
O programa completo e mais informações podem ser encontradas em:

www.nuclio.pt/projectos /

21 junho, 2007

MPeG - Moodle, Portáteis e Gato

Data: 5 de Julho, 2007
Local: Auditório da Câmara Municipal da Batalha
Organização: CCEMS

Destinatários: Professores de todos os ciclos de ensino, em particular todos os que estão envolvidos ou pretendem envolver-se em projectos de utilização educativa das TIC.

Apresentação de Práticas: Para cada um dos temas do encontro, um grupo de Escolas partilhará a sua experiência através de comunicação, seguida de debate.

Submissão de Relatos de Experiências: Convidam-se os docentes a submeterem para distribuição e posterior publicação, relatos de experiências de utilização das tecnologias em debate. (Data limite da submissão 02-07-2007)


O desenvolvimento das TIC e da Internet em particular e a generalização do acesso à banda larga está a mudar muitos aspectos das nossas vidas, quer no âmbito de actividades do nosso quotidiano (comunicação, aquisição de bens, cumprimentos de obrigações fiscais, etc.), quer nos processos de acesso à informação e construção do conhecimento. Os professores nos diferentes papeis que desempenham na escola têm acompanhado estas dinâmicas potenciando as TIC na renovação dos contextos de aprendizagem e dos modelos de organização e funcionamento das respectivas as escolas.

A Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis disponibilizou às escolas meios de acesso e tratamento de informação. A adopção por parte das escolas/agrupamentos da plataforma Moodle criou condições para a reinvenção da Escola com a ampliação dos tempos e espaços de intervenção (a Escola está em qualquer lugar e qualquer hora). A ferramenta Gestor de Actividades TIC na Educação apresenta funcionalidades de gestão “on-line” do plano de actividades, dos projectos e dos recursos da Escola/Agrupamento.

Este encontro tem como finalidade geral debater e partilhar práticas no âmbito da utilização destas tecnologias em contexto educativo o seu impactos na renovação dos contextos de aprendizagem e nos modelos de organização e funcionamento da Escola.


Objectivos do MPeG:
  • Reflectir sobre a integração das TIC em contexto educativo;
  • Debater e partilhar experiências de utilização da plataforma Moodle nas instituições de ensino e formação de professores.
  • Partilhar experiências de integração dos computadores portáteis no âmbito das funções docentes e dos projectos educativos das escolas/agrupamentos.
  • Conhecer e debater diferentes modos de potenciar o sistema GATO na organização e gestão do projecto educativo das Escolas e Agrupamento.
  • Promover a disseminação da inovação pela partilha de práticas.

Programa

09:15 - Recepção aos Participantes

09:45 - Sessão de abertura

10:15 - Sessão Plenária - "Renovar contextos, Reinventar a escola"

11:00 - Coffee Break

11:15 - Sessões Temáticas:
  • M - Moodle em contexto educativo
  • P - Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis
  • G - Gestor de Actividades TIC na Educação

13:00 - Almoço Convívio (Aldeia Típica de Santo Antão)

14:30 - Sessão Plenária - Apresentação das conclusões das sessões temáticas

16:00 - Sessão de Encerramento

Site da Organização - clicar AQUI

14 junho, 2007

30 Mil Milhões de Mundos

Workshop de Astronomia: 30 Mil Milhões de Mundos

Quantas Terras existirão? Estará o Universo repleto de planetas parecidos com o nosso? Durante os dias 27, 28 e 29 de Junho irá decorrer um workshop de Astronomia no Instituto Português da Juventude do Porto. Os temas abrangem desde a descoberta de planetas no Universo até à História, passando pela Astrobiologia e pela Cosmologia. A inscrição para os três dias tem o simbólico preço de 15 euros e o número de vagas é limitado. O programa é recomendado para participantes com mais de 12 anos de idade.

O público-alvo é o escolar, o qual poderá aproveitar o facto de o workshop começar dia 26, o que coincide com o início das férias escolares. Além disso, será uma excelente oportunidade para os jovens entrarem em contacto com o mundo da ciência de uma forma cativante. Durante o workshop aprenderão, por exemplo, física e matemática de uma maneira divertida e simples, cultivando assim um gosto e percepção destas disciplinas em situações reais e de interesse pessoal. Isto permitirá uma melhoria no desempenho destas disciplinas onde muitos alunos encontram dificuldades.

As inscrições acabam dia 26 de Junho e deverão ser feitas através de email para 30mmm@raeiro.com ou contactando a RAEIRO.COM pelo 917 286 237.

Mais informação acerca do workshop e programa:

VI AstroMira

De uma mailing-list de Astronomia aqui fica o programa de uma actividade em Mira:

O 6º ASTROMIRA está marcado para o dia 23 de Junho de 2007 e este ano está cheio de surpresas.

Vamos inaugurar o primeiro planetário portátil digital de Portugal, cujas fotos inseridas já foram tiradas durante a fase de testes do equipamento.

Este equipamento torna possível a observação do céu, suas constelações, estrelas, planetas, fases da Lua, eclipses, movimentos celestes, fotos e filmes de uma forma realística, simples e rápida. è como termos um grande planetário dentro de uma sala de aula. É absolutamente incrível . Depois da inauguração haverá lugar a algumas sessões públicas.

Mas não é só. A Associação da qual a ASTROEMIR pertence passa por uma fase de remodelação que queremos dar a conhecer. Cada vez está mais cientifica e com o conjunto de novos elementos directivos que a constituem, nasceram novos núcleos que vamos dar a conhecer neste dia. O núcleo da ROBÓTICA, da BIOLOGIA e da GEOLOGIA serão os primeiros a aparecer, mas mais existem na linha do horizonte. Vai ser sem dúvida uma festa da Ciência.

Depois teremos as observações com os diversos equipamentos disponíveis no recinto. Observações solares onde se destaca o telescópio em H - Alfa Coronado, onde se poderão observar as fulgurações da nossa Estrela.

Durante a noite, diversos tipos de telescópios farão as delicias dos amantes do céu nocturno.

Vem, aparece! Traz um amigo e o teu Telescópio. Vamos fazer uma grande festa da Ciência.

PROGRAMA
15.00h – Abertura do Recinto
15.30h – Filme sobre a visita ao ISC 2006 NASA
16.00h – Abertura do Planetário digital ao público
16.00h – Observações Solares
19.30h – Jantar (livre)
21.30h – Observações Nocturnas

A data é 23 de Junho de 2007 e haverá muitas outras surpresas no local.

Mais informações: Astroemir

02 junho, 2007

No reino dos aneis!

Mais um registo do Planeta Saturno, na passada noite de 8 de Março.
Desta feita, procurei novos ajustes no Photoshop e foi este o resultado final.


JC

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...