14 junho, 2007

VI AstroMira

De uma mailing-list de Astronomia aqui fica o programa de uma actividade em Mira:

O 6º ASTROMIRA está marcado para o dia 23 de Junho de 2007 e este ano está cheio de surpresas.

Vamos inaugurar o primeiro planetário portátil digital de Portugal, cujas fotos inseridas já foram tiradas durante a fase de testes do equipamento.

Este equipamento torna possível a observação do céu, suas constelações, estrelas, planetas, fases da Lua, eclipses, movimentos celestes, fotos e filmes de uma forma realística, simples e rápida. è como termos um grande planetário dentro de uma sala de aula. É absolutamente incrível . Depois da inauguração haverá lugar a algumas sessões públicas.

Mas não é só. A Associação da qual a ASTROEMIR pertence passa por uma fase de remodelação que queremos dar a conhecer. Cada vez está mais cientifica e com o conjunto de novos elementos directivos que a constituem, nasceram novos núcleos que vamos dar a conhecer neste dia. O núcleo da ROBÓTICA, da BIOLOGIA e da GEOLOGIA serão os primeiros a aparecer, mas mais existem na linha do horizonte. Vai ser sem dúvida uma festa da Ciência.

Depois teremos as observações com os diversos equipamentos disponíveis no recinto. Observações solares onde se destaca o telescópio em H - Alfa Coronado, onde se poderão observar as fulgurações da nossa Estrela.

Durante a noite, diversos tipos de telescópios farão as delicias dos amantes do céu nocturno.

Vem, aparece! Traz um amigo e o teu Telescópio. Vamos fazer uma grande festa da Ciência.

PROGRAMA
15.00h – Abertura do Recinto
15.30h – Filme sobre a visita ao ISC 2006 NASA
16.00h – Abertura do Planetário digital ao público
16.00h – Observações Solares
19.30h – Jantar (livre)
21.30h – Observações Nocturnas

A data é 23 de Junho de 2007 e haverá muitas outras surpresas no local.

Mais informações: Astroemir

Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...