09 abril, 2008

O Sol em Setembro de 2005

Como o tempo tem estado de feição para ficar em casa a ver "novelas" :D, resolvi pegar numa foto que para aqui tinha a apanhar pó desde 2005.

Foi das únicas fotos que fiz ao Astro-Rei com o meu ex-Dob XT8" e um filtro-folha da Baader.

Não se esqueçam que não devemos apontar instrumentos ópticos para o sol (binóculos, telescópios, vidro de garrafa, etc.) sob risco de causar sérias e irreversíveis lesões oculares!!!!

Usei a minha Canon IXUS 430 em modo afocal (objectiva encostada - literalmente - à ocular) e zás, já está.

Eis o resultado, depois de um pequeno processamento no CS3. Espero que gostem.



Podem ver-se algumas manchas solares, que correspondem a zonas onde a temperatura é menor. Naquela altura, o Sol estava a chegar ao fim de um ciclo de 11 anos, que corresponde a fases de grande actividade na superfície, com manchas, alternando com fases de grande acalmia, não ocorrendo estes fenómenos. Neste momento (2008) estamos a iniciar um novo período de grande actividade, pelo que as manchas irão começar a aparecer na superfície.

A imagem seguinte mostra como o Sol se apresenta nessa fase de acalmia, em que não se detectam manchas na superfície.



(c) João Cruz/08

1 comentário:

Câmera Digital disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Câmera Digital, I hope you enjoy. The address is http://camera-fotografica-digital.blogspot.com. A hug.