30 setembro, 2008

Telescópio Hubble - notícia no Público

Lançamento da Atlantis que iria actualizar o telescópio foi adiado
Telescópio Hubble "está doente"
30.09.2008 - 11h47 Inês Subtil
A avaria impossibilita o Hubble de formatar ou armazenar dados dos seus instrumentos e transmitir informação para a Terra

Uma falha grave no telescópio Hubble forçou a NASA a atrasar a missão da "Atlantis" para actualizar o observatório espacial pelo menos até Fevereiro de 2009. Este adiamento vai permitir que se teste e prepare o aparelho que irá reparar o problema agora detectado, que impossibilita o Hubble de formatar ou armazenar dados dos seus instrumentos e transmitir informação para a Terra.

A agência espacial norte-americana tinha planeado mandar o satélite (SIC) Atlantis para reparar e actualizar o telescópio em Outubro, mas foi detectada uma anomalia no Hubble no sábado, que vai implicar que o lançamento ocorra nos próximos meses para que uma caixa electrónica de substituição seja preparada.

A parte que sofreu a avaria tem duas cópias, a chamada unidade de controlo ou formatador dos dados científicos. Foi o lado A que deixou de funcionar, mas os engenheiros esperam que o lado B fique operacional nas próximas semanas para continuar as actividades científicas do Hubble.

Apesar disso, é crucial que esta unidade seja reparada, senão o telescópio ficará sem substituto para o seu sistema essencial. “Queremos ter a certeza que deixamos o Hubble o mais saudável possível”, afirmou Ed Weiler, administrador associado para a ciência da NASA, citado pela “New Scietist”.

“Meados de Fevereiro parece ser o período mais razoável para efectuar a reparação”, afirmou, por seu lado, Preston Burch, o administrador do Hubble no Centro de voos espaciais Goddard, citado pela BBC.

A missão da “Atlantis”, o quinto lançamento ao serviço do telescópio, estava prevista durar onze dias e pretendia reparar e instalar novos aparelhos no observatório espacial posto em órbita em 1990.

Na semana passada, tinha sido anunciado o primeiro adiamento da partida da “Atlantis”, marcada para 10 de Outubro. A passagem do furacão Ike provocou danos no controlo das operações do Centro Johnson de Voos Espaciais, em Houston. Este é, portanto, um segundo adiamento sem data definitiva prevista.


in Público - ler notícia

Sem comentários: