09 abril, 2010

The end is (almost) near...

Asteróide de 22 metros passa esta madrugada perto da Terra
«2010-GA6» aproxima-se a uma distância de 350 mil quilómetros, 9/10 da distância da Terra à Lua

Órbita do asteróide (Cortesia: NASA)

O asteróide de 22 metros, recentemente descoberto, o «2010-GA6», sobrevoará hoje a órbita lunar e passará “muito próximo da Terra”, segundo informou a NASA.

Assim, de quinta para sexta-feira, por volta da uma hora e seis minutos da madrugada o asteróide vai aproximar-se a uma distância de 350 mil quilómetros, ou seja, nove décimos da separação entre a Terra e a Lua.


“Os sobrevoos de objectos próximos da Terra, inclusive da órbita lunar, acontecem todas as semanas”, explicou um perito do laboratório da NASA, Don Yeomans.

O «2010-GA6» tem 22 metros de comprimento e foi descoberto pelo telescópio Catalina Sky Survey, da Universidade de Tucson, no Arizona, Estados Unidos.

A NASA, com os telescópios instalados, detecta e segue o rastro dos asteróides e cometas que passam próximos da Terra. O programa de «Observação de Objectos próximos da Terra», da agência espacial norte-americana, mais conhecido como o ‘vigilante do espaço’, é o responsável por coordenar a descoberta destes objectos e determinar se são perigosos ou não para o planeta.

Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...