23 julho, 2010

Ciência Viva no Verão 2010 - primeiras actividades


Participei ontem (dia 22 de Julho de 2010, com o meu filho...) em duas actividades na Ciência Viva no Verão 2010, as primeiras este ano. Antes de ir a elas, duas notas prévias: regozijo por se ter mantido este programa Ciência Viva, com os naturais parabéns ao Doutor Mariano Gago, pois devolve ao país mais do é investido pelas instituições envolvidas; tristeza por não haver este ano Faróis no Verão, pois era dumas áreas que eu gostava particularmente.

E, posto isto, aqui fica a nossa apreciação de duas actividades...



A amiga e doutoranda Anabela Quintela Nunes Veiga, licenciada em Coimbra em Geologia e professora do ESTG - Instituto Politécnico de Leiria, levou cerca de 15 pessoas a observar das rochas e estruturas geológicas da encosta do Castelo de Leiria, numa actividade muito interessante e divertida, que espero que se repita. As amostras recolhidas, o uso de bússola de geólogo para medir descontinuidades, a brincadeira com magneto, o equipamento com GPS (que, infelizmente, não funcionou..) e as conversas foram cinco estrelas.... O Blog Geopedrados gostou imenso e recomenda, caso se faça novamente...!


2. Astronomia no Verão - Astronomia no Verão 2010 | FISUA

 Decorreu ontem a única Astronomia no Verão 2010 no meu concelho de residência (Leiria), com um velho conhecido (José Augusto Matos), no Centro de Interpretação Ambiental. Começou com uma apresentação sobre Os cometas da república, assistida por cerca de 50 pessoas, seguida pela observação. O Zé Augusto esteve como sempre (é para mim o melhor comunicador na área da Astronomia em termos de televisão...) e a apresentação foi muito divertida. Depois houve a observação (Lua, Saturno e muita conversa...). Eu encontrei o Paulo Simões, o Carlos Reis (e respectivas esposas) e muitos amigos, pelo que não deu para muito mais - os nossos parabéns à FISUA, ao José Augusto Matos e Centro de Interpretação Ambiental de Leiria.

Fotos das actividades - só amanhã...


NOTA: Há ainda a salientar que o Zé Matos irá voltar em Setembro ao mesmo local, com um curso de Astronomia e Cosmologia, e que na segunda-feira, entre as 20.30 e as 23.30 horas, eu irei fazer uma mini formação livre em Telescópios e Mapas Celestes, na Escola Correia Mateus, em Leiria.

Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...