20 julho, 2011

Há 42 anos o Homem foi à Lua

Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo e primeira a pousar na Lua, em 20 de Julho de 1969. Tripulada pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins, a missão cumpriu o objetivo final do Presidente John F. Kennedy, que, num discurso ao povo norte-americano em 1962, estabeleceu o prazo do fim da década para que o programa espacial dos Estados Unidos realizasse este feito. Neil Armstrong, comandante da missão, foi o primeiro ser humano a pisar na superfície lunar.
Composta pelo módulo de comando Columbia, o módulo lunar Eagle e o módulo de serviço, a Apollo 11, com seus três tripulantes a bordo, foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, às 13:32 UTC de 16 de julho, na ponta de um foguete Saturno V, sob o olhar de centenas de milhares de espectadores que enchiam estradas, praias e campos em redor do Centro Espacial Kennedy e de milhões de espectadores pela televisão em todo o mundo, para a histórica missão de oito dias de duração, que culminou com as duas horas de caminhada de Armstrong e Aldrin na Lua.

in Wikipédia

1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar do sentido militar da corrida espacial na época, a chegada do homem a lua é uma das coisas mais incríveis e fantásticas até hoje. E mesmo as coisas fantásticas se tornam enfadonhas com a repetição, caso das últimas missões. Ninguém mais ligava. Coisa incrível o lançamento do Saturno V com seus 110 metros de altura e 3 dias depois vermos 2 homens caminhando na lua. Hoje temos que nos contentar com as imagens de sondas.