14 junho, 2011

Observação do Eclipse da Lua de 15.06.2011 em Leiria

 
O Blog AstroLeiria, o Núcleo de Astronomia Galileu Galileu (Escola Correia Mateus) e a Ad Astra (Associação para a Divulgação da Astronomia de Amadores) vão fazer mais uma acção pública de observação, com entrada livre, no dia 15 de Junho, com início pelas 21.00 horas, junto da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, em Leiria.

Diversos telescópios e outros meios de observação serão colocados à disposição do público para observação do Eclipse Total da Lua, ao mesmo tempo que os Astrónomos explicarão as condições em que os eclipses ocorrem.

O Eclipse total da Lua é um fenómeno astronómico em que a Lua mergulha completamente na sombra da Terra, o que sucede quando a Lua Cheia passa nos nodos da sua órbita ou na proximidade destes.

Convidamos os participantes a trazer os seus binóculos ou mesmo pequenos telescópios, caso queiram ser ajudados no seu funcionamento, bem como mapas do céu, livros, agasalhos e comida/bebidas para partilhar.

Salientamos que estas actividades dependem de bom tempo atmosférico, pelo que serão canceladas em caso de ocorrência de chuva, mau tempo ou céu totalmente nublado.

Note-se que a Lua nasce já completamente eclipsada - dados do eclipse para Lisboa (fonte OAL) que são quase iguais para Leiria:
A Lua entra na penumbra às …………………… 18.23
A Lua entra na sombra às ……………………….19.23
O eclipse total começa às ……………………… 20.22
Nascimento da Lua em Lisboa …………………. 20.58
Ocaso do Sol em Lisboa ………………………..21.03
Meio do eclipse às ……………………………...21.13
O eclipse total termina às ……………………… 22.03
A Lua sai da sombra às …………………………23.03
A Lua sai da penumbra às ………………………00.02

Ficheiro de Apoio: Cartaz do Eclipse de 15-06-2011

Local da Observação:

1 comentário:

Valquíria Calado disse...

http://youtu.be/UgUieQsR4YI
nesse momento no you tube acontece ao vivo. abraço queridos.

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...