14 setembro, 2011

Giovanni Domenico Cassini nasceu há 299 anos

Giovanni Domenico Cassini (Perinaldo, Itália, 8 de Junho de 1625 - Paris, 14 de Setembro de 1712), também chamado Jean-Dominique ou Cassini I, era astrónomo e matemático francês de origem italiana.
Giovanni D. Cassini estudou no colégio dos Jesuítas em Génova e Bolonha, e em 1650 foi, sob a protecção do general e senador Cornelio Malvasia 1650 o sucessor de Pater Bonaventura Cavalieri na Universidade de Bolonha como Professor na cátedra de astronomia. Nesta função, leccionou, sob o controle da doutrina da Igreja Católica, geometria euclidiana e a astronomia de Ptolomeu. Seu interesse foi atraído principalmente pela aparição de cometas, que ele observava com muita atenção. Além, disso, produziu precisas tabelas solares e observou os períodos de rotação de Vénus, Marte e Júpiter. Em 1669, foi chamado pelo Rei Luís XIV a fim de tomar parte como membro da Academia de Ciências de Paris, fundada em 167.
Um ano depois, foi nomeado director do Observatório Astronómico de Paris. Apesar do observatório de Paris não ser muito bem construído para a observação astronómica, Cassini continuou com suas observações, descobrindo em 1671 e 1672 as luas de Saturno Jápeto e Reia, em 1675 parte dos anéis de Saturno, baptizados com seu nome, e, em 1684, dois outros satélites do planeta dos anéis: Tétis e Dione.
Em 1672 calculou com precisão a paralaxe solar, e em 1683 foi o primeiro a descrever a luz zodiacal. Cassini ficou cego em 1710, e dois anos depois, no dia 14 de Setembro de 1712, faleceu em Paris.
Sucessores na direçcão do Observatório Astronómico de Paris foram seu filho Jacques, seu neto César François e seu bisneto Jean Dominique.
A sonda espacial da missão Cassini-Huygens da NASA e da ESA chegou em Julho de 2004 a Saturno para investigar o sistema de anéis do planeta.

Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...