14 outubro, 2011

Apresentação de livro e observação astronómica



Lançamento do livro "O Homem que via passar as estrelas"

de Luís Mourão 

Leiria - 15 de outubro de 2011 (sábado)

18.00 horas 

Sede da Caixa de Crédito de Leiria - Solar dos Ataídes (Largo do Terreiro) 

Trata-se de um texto de teatro para a infância destinado a despertar a curiosidade pela astronomia e o interesse pela ciência em geral complementado por um caderno de actividades de exploração astronómica nas escolas, da autoria de Paulo Simões. O livro, agora editado pela Deriva, é prefaciado por Máximo Ferreira, um dos mais importantes divulgadores da astronomia em Portugal, e é um dos pouquíssimos textos dramáticos que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, dirigido-se, particularmente, aos anos terminais do 1º ciclo do ensino básico e aos 5º e 6º anos do 2º ciclo. Este lançamento, feito em colaboração com a Livraria Arquivo, tem uma faceta simbólica que gostávamos de sublinhar porque foi aqui que nasceu, de facto, há 15 anos um projeto coerente e sustentado de levar a ciência à escola.

NOTA: sendo amigo do Luís Morão e do Paulo Simões, iria obrigatoriamente (até porque a peça de teatro é fantástica e Paulo Simões é especialista em divulgação científica de Astronomia no 1º Ciclo). Para além disso, pelas 19.00 horas, eu e mais uns amigos iremos fazer uma observação astronómica.

Para quem não sabe onde fica o Solar dos Ataídes (Terreiro - Leiria) aqui fica um mapa interativo:

Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...