27 novembro, 2011

Workshop de Astrofotografia e Paisagem Nocturna nos Açores


Os Amigos dos Açores - Associação Ecológica, através do seu Grupo de Fotografia de Natureza, promovem no próximo dia 2 de Dezembro uma Tertúlia intitulada "À conversa com Miguel Claro”, que terá lugar no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara pelas 21 horas.

Aproveitando a presença deste fotógrafo de renome internacional, realizar-se-á também um Workshop de Astrofotografia e Paisagem Nocturna nos dias 3 e 4 de Dezembro.

Todos os sócios interessados em frequentar o Workshop deverão inscrever-se até ao dia 23 de Novembro através do e-mail amigosdosacores@amigosdosacores.pt, devendo efectuar um depósito de 50 euros (pagamento por transferência bancária), se seleccionado, sendo que este depósito funciona como garantia e será devolvido após a frequência, na totalidade, do Workshop. Mais se informa que as vagas são limitadas a 15 associados.

No caso de não haver sócios inscritos em número suficiente no workshop, as restantes vagas serão disponibilizadas ao público em geral, custando cada inscrição 100 euros.

Requisitos: Os participantes no Workshop devem dispor de uma câmara fotográfica digital (Reflex ou não), essencialmente que permita o controlo manual da exposição, ISO e da temperatura de cor, tripé e cabo disparador.



Sobre o Fotógrafo - Miguel Claro

Como astrónomo amador e astrofotógrafo, tem vindo ao longo dos anos a especializar-se na fotografia de paisagens astronómicas “Skyscapes”, um conceito relativamente novo e que visa a união entre os elementos Céu e Terra, valorizando o património arquitectónico, cultural e paisagístico e abordando de forma educativa e científica, o Universo, que está repleto de astros, mas que nos dias que correm passa despercebido à maioria das pessoas.

É o autor do site Astroarte http://miguelclaro.com/, onde partilha desde 2002 todo o trabalho astrofotográfico que tem vindo a desenvolver nesta área. Diversas imagens da sua autoria têm sido publicadas em livros e nas mais prestigiadas revistas estrangeiras da especialidade, como é o caso das americanas: Astronomy e Sky and Telescope, britânicas: Astronomy Now, BBC Sky at Night, Pratical Astronomer, francesas: Ciel et Espace e Astronomie e ainda da revista espanhola: Astronomìa. Dezenas de imagens têm vindo a ser distinguidas como Picture of the Day em websites internacionais como o EPOD - Earth Science Picture of the Day, LPOD - Lunar Photo of the Day, Astronomy.com, Spaceweather e na própria NASA, como Astronomy Picture of the Day.

Algumas destas imagens foram também publicadas no site da National Geographic. Em 2009, foi o 4º vencedor do concurso internacional do TWAN - The World at Night, IYA2009 special project. Em 2011, a imagem “Lisbon Sky Lights” obteve o 3º lugar na categoria "Against the Lights", no International Earth and Sky Photo Contest 2011 - Earth and Sky Photo Contest 2011.

Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...