28 outubro, 2006

Cometa Swan visto da minha varanda...

Após imensas noites sem tréguas de Toutatis, finalmente consegui uma pequena aberta e apontei o meu C6SGT para o Hércules, onde se encontra por esta altura, o C/2006 M4 Swan, com uma magnitude 4.5. Eis o que posso ver da minha varanda para o Cosmos:

Foto em modo afocal, com Canon Ixus 430 em modo nocturno. Exposição de 10seg com temporizador de disparo para minimizar tremiduras. Ocular de 25mm.
















Simplesmente espectacular! (Não, não me refiro à foto, mas sim à visão que a minha varanda me pode proporcionar. ;-)

JC

26 outubro, 2006

23 outubro, 2006

Um Plutão "menor" pode ser positivo

Também na questão educacional, a despromoção de Plutão levou a um debate. Muitos professores já ensinavam desde há algum tempo que Plutão não era um planeta, colocando a sua opinião pessoal, penso que fundamentada, ao que era globalmente descrito, quer pela UAI, quer pelos livros e materiais educativos. Existe aqui uma questão importante e interessante...Dever-se-á apresentar uma temática como esta, de uma certeza muito ambivalente, pelo lado não convencionado, por forma a estimular um ensino pelo debate, e estimular os alunos a encontrarem a sua própria opinião? Neste tipo de assuntos, a avaliação não seria só sobre um conhecimento absoluto e hirto, mas pela capacidade de discutir uma situação, fundamentando-a de uma forma racional e criativa. Penso ser esta uma questão importante, e que mereceria alguma reflexão, até porque sinto que se fala muito disto, mas não de uma perspectiva prática...

Apenas uma nota final para referir que de facto, esta diuscussão de Plutão ainda vai no adro. A NASA já anunciou que não vai alterar os materiais educacionais enquanto a contestação continuar acesa, em que vários grupos estão a juntar a sua voz em relação ao estatuto planetário de Plutão.

22 outubro, 2006

Chuvas de Estrelas

PRINCIPAIS CHUVAS DE METEOROS

Começa hoje, com as Oriónidas, a época com mais e melhores chuvas de estrelas...

Nome

Constelação

de origem

Data

Nº máximo

por hora

Quadrântidas

Boieiro

3 de Janeiro

40

Virgínidas

Virgem

18 de Março

20

Líridas

Lira

20 de Abril

15

Aquáridas Eta

Aquário

5 de Maio

20

Aquáridas Delta

Aquário

30 de Julho

20

Perseidas

Perseu

12 de Agosto

50

Oriónidas

Oríon

21 de Outubro

25

Táuridas

Touro

4 de Novembro

15

Leónidas

Leão

17 de Novembro

15

Geminídeas

Gémeos

13 de Dezembro

50

Úrsidas

Ursa Menor

22 de Dezembro

15



21 outubro, 2006

Astrofotos da Observação da Batalha

Foi, de facto, emocionante, fazer esta actividade: aprender a trabalhar com os comandos do Telescópio e com o programa de tratamento das imagens e, simultaneamente, ensinar isso mesmo aos alunos...

Os nossos agradecimentos à cara colega Maria Luísa Luz Teixeira de Almeida, do NUCLIO, ao Hands-On Universe, PORTUGAL, ao astrónomo polaco Lech Mankiewicz (Pl-HOU), pelo tempo de observação generosamente cedido, e sobretudo, ao dono do telescópio, Frank Pino, que deve ser uma óptima pessoa (os astrónomos de Leiria e arredores e os seus alunos acham que sim...!).

Students and teachers of Leiria/Batalha warmly thank the observation time kindly offered by the astronomer Lech Mankiewicz (Polish partner of EU-HOU), by NUCLIO (special thanks to the colegue Maria Luísa Luz Teixeira de Almeida) and by Frank Pino, the owner of this unique telescope.

M42 (Nebulosa de Órion)

M31 (Galáxia de Andrómeda)

Nesta página do colega João Nelson Ferreira - LINK - poderás encontrar algumas astrofotos (com as fotos originais, Red, Green e Blue - RGB) e o resultado final...

NOTA: Não esquecer que foi a nossa primeira tentativa e é com erros que se aprende...

Actividade na Batalha - fotos












13 outubro, 2006

Mapas do Céu para a observação

Mapa do céu, às 21.00 horas no Ponto Novo. Clicar para aumentar e imprimir...


Cometa Swan (magnitude 7.9 e visível nos Cães de Caça, com ampliação no 2º mapa).

No primeiro mapa (do cometa) há estrelas até 6.5 de magnitude e no segundo até 9.0 de magnitude.

12 outubro, 2006

Observação de 13.10.2006

Como previsto, visto a meteorologia ser favorável (obrigado S. Pedro!), irá decorrer em 13 de Outubro de 2006 a última sessão da Acção de Formação de Astronomia, no Ponto Novo - Pinhal do Rei (Marinha Grande). A partida é feita da Escola Correia Mateus (encontro às 20.00 horas) e, às 20.30 horas, quem estiver presente arrancará em direcção ao local da Observação. Das 20.00 às 20.30 preencheremos papelada (inquéritos finais e folhas de presença) e responderemos a eventuais dúvidas. Quem quiser ir directo ao Ponto Novo, preencherá no local a burocracias necessárias... A hora prevista para acabar a actividade é 00.30 horas (quem levar crianças pode vir um bocadinho mais cedo...).

Solita-se que tragam:
  • Telescópio, binóculos ou afins;
  • Laternas de luz vermelha;
  • Mapas do céu (irei publicar aqui alguns...);
  • Máquina fotográfica;
  • Filhos, amigos, familiares e vizinhos, entre outros...;
  • Roupa quente (roupa interior de Inverno, gorro, luvas, cachecol e/ou similares);
  • Algo para enganar o estômago ou aquecer a alma...

NOTA: A actividade é aberta a outras pessoas não inscritas na acção, que são sempre benvindas...! No dia a seguir, das 08.00 às 09.30 horas, na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, haverá uma actividade de astrofotografia, através de telescópio comandadado à distância, na qual quem quiser poderá participar... Fiquem atentos, que este aspecto será alvo de um post.

08 outubro, 2006

Marte e o Português da Semana

A revista Domingo, do jornal diário Correio da Manhã, escolheu com Português da Semana um professor de que tive a honra, enquanto estudante, de receber aulas, o caro Professor Doutor Ivo Alves, actual Director do Instituto Geofísico de Coimbra, local onde se leva a sério a planetologia.

Como o site do CM não disponibiliza a notícia aqui fica a digitalização da mesma:



06 outubro, 2006

Semana Mundial do Espaço 2006

SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO 2006 (4 a 10 de Outubro)


Plutão, sim ou não? A que corpos celestes podemos, afinal, chamar planetas? Sabia que a bandeira portuguesa já viajou no Espaço, a bordo do Discovery?

Incluída na programação da Semana Mundial do Espaço, na próxima terça-feira, 10 de Outubro, às 15 h, Plutão e os novos objectos descobertos no sistema solar serão tema de conversa com Rui Agostinho, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva. Rui Agostinho é professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e dirige actualmente o Observatório Astronómico de Lisboa.

As três melhores intervenções por parte do público serão brindadas com uma prenda muito especial: uma bandeirinha portuguesa que já esteve no Espaço a bordo do Vaivém Espacial Discovery.

Estas pequenas bandeiras viajaram no Espaço juntamente com uma experiência desenvolvida por investigadores portugueses e foram oferecidas ao Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, por ocasião do seu 7º aniversário, pelo ministro Mariano Gago.

Amanhã e domingo os jovens que visitarem o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva poderão ainda construir aeromodelos, foguetões e veículos lunares e ficarão a conhecer experiências em microgravidade.

Programa detalhado em:
http://www.cienciaviva.pt/rede/space

Para mais informações:
Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
Tel. 218 917 100
Email: info@pavconhecimento.pt
http://www.pavconhecimento.pt

04 outubro, 2006

Astofotografia no 5 de Outubro



Conforme aqui referido, vamos amanhã, dia 05.10.2006 (5ª-feira) realizar uma actividade especial - comandar remotamente um telescópio situado nos Estados Unidos (no estado do Arizona) e realizar com ele diversas astrofotografias.

Esta actividade vai realizar-se na minha casa (Fernando Martins), das 10.30 às 12.30 horas, e contará com a presença da astrónoma do NUCLIO Maria Luísa Luz Teixeira de Almeida, do João Nelson Ferreira, do Fernando Cadima e do Paulo Costa - quem quiser aparecer diga alguma coisa...
NOTA: A actividade foi adiada, por causa do mau tempo no Arizona, para dia 14.10.2006 (sábado) das 08.00 às 09.30 horas, em local a determinar (Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo?), com a vinda da colega astrónoma do NUCLIO.

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...