18 janeiro, 2007

Astronomia na Lousã

Lousã: Semana da Ciência e da Tecnologia convida a passeio guiado pelos céus
Iniciativa decorre até sábado
17.01.2007 - 21h00 Lusa

Um passeio guiado pelos céus e suas constelações, através de telescópios de grande porte, é uma das propostas da III Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorre até sábado na Lousã.

Organizado pela Câmara Municipal da Lousã, o certame integra um conjunto variado de actividades no parque municipal de exposições e de acções nas escolas, que visam promover e difundir a cultura científica e tecnológica junto do público.

Para sábado à noite, na Praceta Sá Carneiro, o programa convida os interessados para um passeio guiado pelos céus e suas constelações.

Orientada por técnicos do Astroemir - Observatório Astronómico de Mira e da Orion - Sociedade Científica de Astronomia do Minho, esta sessão de observação nocturna é possível graças ao recurso a telescópios de grande porte, com dois metros de altura e 45 centímetros de espelho.


Iniciativa "Shuttle a fundo"

Segundo o programa da III Semana da Ciência e da Tecnologia, para sábado à tarde está prevista uma sessão multimédia intitulada "Shuttle a fundo", que mostra o funcionamento desta nave, os seus equipamentos e a vivência a bordo.

Com início amanhã, o ciclo de actividades no parque municipal de exposições da Lousã compreende ainda, entre outras acções, uma mostra de automação industrial, pela Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, sessões do Planetário Orion, iniciativas do domínio da informática e robótica e uma mostra de bonecos interactivos que reproduzem leis físicas seleccionadas.

A III Semana da Ciência e da Tecnologia arrancou anteontem com um ciclo de conferências, encontros e seminários nas escolas do concelho.

in Público - ver notícia
Informação no site da CML - aqui

Sem comentários: