23 agosto, 2007

Cursos de Astronomia

Observatório Astronómico de Lisboa

Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa

I. CURSO DE INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA

Inscrições durante o mês de Setembro de 2007. Este curso destina-se a todos aqueles que possuem interesse pelos fenómenos celestes, requerendo apenas um mínimo de formação científica. É adequado a qualquer pessoa mas em particular para estudantes de qualquer área científica e ainda aos professores do ensino básico e secundário.

Pretende-se com este curso familiarizar os interessados com os conceitos e terminologia da Astronomia e Astrofísica modernas, bem como as grandes questões actuais que se colocam aos astrónomos, mostrando sempre as bases científicas do conhecimento corrente.

O curso é constituído por uma parte teórica, distribuída por doze aulas de 2h30m, num total de 30 horas.

O curso contém ainda quatro aulas práticas (três nocturnas e uma diurna), onde se aprende a conhecer o céu nocturno, fazer orientação pelas estrelas principais e a reconhecer os movimentos e ângulos de posição fundamentais. Explora-se a utilização de telescópios, começando com a sua montagem básica e alinhamento polar, o uso de oculares, até à iniciação de técnicas mais avançadas. Durante uma tarde faz-se a observação do Sol usando diversas técnicas e filtros.

As pessoas interessadas devem contactar:
Eugénia Carvalho (gena@oal.ul.pt)
Gabinete de Relações Públicas e Comunicação

Para mais informações, consulte:
http://www.oal.ul.pt/docs/CursoAstroOALOut07.pdf


II. 2ª ESCOLA DE VERÃO DE ASTRONOMIA PARA PROFESSORES DO EB-S

Inscrições nos dias 3, 4 e 5 de Setembro de 2007. No âmbito das iniciativas de formação científica e de apoio aos professores das Escolas Básicas e Secundárias, o Observatório Astronómico de Lisboa (da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) volta a organizar a Escola de Verão de Astronomia para professores do EB-S. Este curso terá lugar nos edifícios do OAL (Tapada da Ajuda) e da FCUL (Campo Grande), nos dias 6, 7 e 8 de Setembro de 2007. O Curso tem um total de 21+9 horas diurnas/nocturnas distribuídas por 3 dias. Será orientado especificamente para professores, procurando explicitar os conceitos astronómicos fundamentais de modo a facilitar uma compreensão ampla da Astronomia que permita responder às perguntas dos estudantes, tendo em particular consideração o programa de ensino em vigor. O Curso funcionará com duas classes: uma destinada aos professores das áreas de ciências exactas (CE), como Matemática, Física e Química, com um maior aprofundamento físico-matemático das matérias mais relevantes, e uma classe destinada aos professores das Outras áreas Científicas (OC). Em cada classe admitir-se-ão até 20 professores. Os docentes/investigadores a dar esta formação serão: Prof. Dr. João Lin Yun (seminários OC) Doutor José Afonso Prof. Dr. Paulo Crawford Prof. Dr. Rui Agostinho A participação na 2ª-EVA-OAL carece do pagamento de uma pequena propina cujo valor (ainda a decidir) deverá ser inferior aos 85 Euros. Serão distribuídos alguns materiais de estudo aos participantes que os auxiliarão nas suas próprias aulas do EB-S.

Para mais informações relativas ao programa e logística das aulas, consulte:
http://www.oal.ul.pt/index.php?link=destaque&id=75

Contactos: Eugénia Carvalho (gena@oal.ul.pt)
Gabinete de Relações Públicas e Comunicação

Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...