10 novembro, 2007

Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento

Post originalmente publicado pelo Blog Geopedrados:

Hoje, dia 10 de Novembro, é o Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento. Em Lisboa a Unidade Ciência Viva assinala a data do modo que vimos no post anterior - o lançamento do Ano Internacional do Planeta Terra.

Para assinalar o dia vamos publicar um texto do jornal on-line Ciência Hoje:

Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento
2007-11-09 - por Maria Inês Fernandes *

Sonhei que a Terra sorria e quis descobrir porquê.

Liguei a televisão - conheces forma mais rápida de saber as notícias? Claro que os jornalistas, sedentos de notícias estrondosas e incríveis, não deixariam de mostrar uma peça sobre a Terra a sorrir, pensei. Qual não foi o meu desapontamento quando verifiquei que: nem uma linha, nem uma imagem... nada sobre o assunto!?


Já me preparava para desligar o aparelho, com aquela centelha de confiança renovada na Humanidade apagada, triste por, mais uma vez, descobrir que os sonhos não espelham a realidade - e este que valia tanto a pena! - quando reparei numa coisa estranha: as notícias não eram as desgraças habituais, os assaltos, as fomes, as guerras, as discussões estéreis e falaciosas dos políticos, futebol...

Os cientistas de todo o Mundo tinham-se reunido e feito um juramento solene por aquilo que cada um mais amava - uns diziam: «Juro por Deus», outros: «Juro pela Humanidade», outros: «Juro pelos meus filhos», outros ainda: «Juro pela minha conta bancária»... - de apenas usarem, venderem, difundirem, invenções e descobertas que promovessem o Homem e o ambiente, pondo como condição o depor das armas de guerrilheiros, soldados, mercenários, militares… e o compromisso de cada Homem de fazer fora o que gosta de ver naquilo que é seu: limpeza, gastos de água, gás e luz mínimos, comida na mesa, jardins e/ou quintais cuidados... e por aí fora, imagina. Bonito, não é?

Primeiro fizeram-se esquerdos, mas os cientistas, por seu lado, fizeram finca-pé e, assim, como não havia armas para usar, químicos à solta, poluentes a flutuar em terra, rios e mares, manipulações genéticas de plantas e animais... acabaram por ser o exemplo vivo do ditado que diz «se não os podes vencer, junta-te a eles», renderam-se e arregaçaram as mangas para dar início à construção desse novo Mundo, nessa operação de uma Terra de cara lavada, se assim o quiseres.

Então, que aconteceu? Tudo o que possas imaginar que aconteceria se a Ciência e a Paz dessem as mãos. Consegues? E, então, achas que não era motivo para a Terra sorrir?

Mas, como nada na vida é como nós o idealizamos, a probabilidade de isso acontecer é… quase improvável! Pelo que nos cabe fazer a nossa parte. Tu podes pensar: «Mas isso é um grão de areia num deserto»; e eu contraponho: «Pensa antes: "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura" e acrescento: «Como Gandhi dizia: "Acreditar em algo e não o viver é desonesto", eu diria mais: Quem faz o que nos outros critica é mais do que hipócrita, é viver com um estranho desprezível dentro de nós. Quem quer viver assim?».

Também diziam que era impossível fazer o que Gandhi fez, certo? Então, mais não digo...


ND - Inês Fernandes respondeu ao convite dirigido aos leitores de Ciência Hoje para escreverem sobre este dia. Os textos e opiniões nele expressos são da responsabilidade dos seus autores.


*Profissão: Assistente Administrativa; Formação Académica: Curso Superior de Línguas e Secretariado e Licenciatura em Sociologia; Não fundamentalista, mas pela Paz, pelo respeito por outras crenças e diferentes culturas; não feminista, mas pela Humanidade; citadina, mas pelo respeito pela Natureza...

2 comentários:

vieira calado disse...

Deve saber que há um cometa no céu.
Mas se não sabe, se quiser, dê uma olhadela ao meu blog de astronomia.
Um abraço

Fernando Martins disse...

Caro Vieira Calado:

Aqui em Leiria temos acompanhado o Cometa 17P/Holmes (basta ver o post do João Cruz de 11.11.2007). Agradeço a visita e acho que vou publicar (indicando autor e origem) o seu post de 10.11.2007 .

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...