02 dezembro, 2008

Ocultação de Vénus

Viva

ontem, 1 de Dezembro de 2008, ocorreu mais um fenómeno astronómico bastante interessante e raro: a ocultação de um planeta pela Lua. Neste caso foi Vénus, o planeta mais brilhante nesta altura do ano e que se pode ver na direcção Sul ao final do dia. Neste momento ele está bem "perto" de Júpiter como se pode ver na foto abaixo.
A ocultação ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e um planeta, directamente no nosso campo de visão. É o equivalente ao Eclipse do Sol, quando a Lua se interpõe entre nós e o Astro Rei.
Consegui esta foto minutos depois da Lua ter deixado de "tapar" Vénus... estando Júpiter em cima e à direita, a espreitar o duo.
Espero que gostem... :)

Full Resolution: http://tinyurl.com/5obvam
(c) João Cruz/08

Nota: A Lua está na fase que corresponde à 1ª Falcada (entre Lua Nova e Quarto Crescente). Na imagem em resolução total pode ver-se que Vénus também tem fases como a Lua, estando neste caso em 1ª Giba, vinda da fase Cheia a caminho da Conjunção Inferior, ficando nessa altura entre a Terra e o Sol. (ver figura e animação abaixo)

Fonte: http://www.souledout.org/nightsky/venusphases/venusphases.html


Photobucket
Fonte: http://apod.nasa.gov/apod/ap060110.html

Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...