







Este local pretende ser o ponto de encontro obrigatório de todos aqueles que, sendo de Leiria e arredores, gostam de Astronomia, independentemente da sua idade, classe, grupo profissional, sexo, idade ou conhecimentos. Neste blog iremos disponibilizar informações de actividades, partilhar materiais e conhecimentos, trocar informações úteis e trabalhar no âmbito da Astronomia na região de Leiria.
"Um planeta anão é um corpo celeste muito semelhante a um planeta, dado que orbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbirio hidrostático (aproximadamente esférica), porém não possui uma órbita desempedida. Um exemplo é Ceres que, localizado na cintura de asteróides, possui o caminho de sua órbita repleto daqueles pequenos astros.
De momento conhecem-se três planetas anões no sistema solar, são eles: Plutão, Éris e Ceres."
Se Plutão (ou o planeta duplo Plutão-Caronte, para ser mais preciso...) e Ceres não são propriamente desconhecidos (com a curiosidade de Ceres também, no século XIX, ter sido considerado algum tempo um planeta principal...) já Éris é o nome oficial (finalmente...) que a IAU deu a Xena (o estúpido nome que alguns deram ao astro 2003 UB313, antes de este ter nome oficial). Citando novamente o texto da Wikipédia sobre Éris:
"Éris é um planeta anão nos confins do sistema solar, numa região do sistema solar conhecida como disco disperso. É o maior planeta-anão do sistema solar e quando foi descoberto, ficou desde logo informalmente conhecido como o 'décimo planeta', devido a ser maior que o então planeta Plutão.
Éris tem um período orbital de cerca de 560 anos e encontra-se a cerca de 97 UA do Sol, em seu afélio. Como Plutão, a sua órbita é bastante excêntrica, e leva o planeta a uma distância de apenas 35 UA do Sol no seu periélio (a distância de Plutão ao Sol varia entre 29 e 49,5 UA, enquanto que a órbita de Neptuno fica por cerca de 30 UA)."
Curiosamente este planeta anão tem um satélite, que na proporção lembra o caso da Terra e da Lua:
"A lua de Éris, Disnomia, foi descoberta a 10 de Setembro de 2005. Estima-se que Disnomia seja oito vezes menor e sessenta vezes menos brilhante que Éris e que orbite esse último em cerca de catorze dias.
O sistema Éris-Disnomia parece semelhante ao sistema Terra-Lua. Apesar das dimensões mais reduzidas dos dois objectos, o satélite de Éris está dez vezes mais próximo do planeta que orbita que a Lua da Terra apesar de ser oito vezes menor que a nossa lua."
Conforme aqui referido, decorreu em 08.09.2006, 6º-feira, tendo ido à Visita de Estudo da Acção só 20 pessoas... E foi pena, pois acho que correu tudo muito bem e até nem foi muito cansativa. É claro que os ausentes tinham motivos de ordem maior para faltar (alguns com grande pena sua) mas é sempre chato fazer as coisas a pensar muitos e aparecerem poucos.
Mas, falando agora da visita, que correu bem, apesar do autocarro (graças ao motorista) esta teve uma paragem técnica (para reabastecimento) na Estação de Serviço da Mealhada. Depois, no Visionarium,
Em seguida, como a malta se tinha esquecido do almoço, fomos ao Restaurante Cruzeiro, de cozinha brasileira, e que valeu a pena o desvio e o tempo...
Já atrasados, dirigimo-nos então ao Centro Multimeios, de Espinho, onde vimos duas sessões diferentes do Planetário e a Cosmoteca, regressando então a casa.
Ficou ainda combinado, durante a Visita, que iremos fazer algumas observações astronómicas conjuntas e tentar fazer uma visita pós-acção ao Centro Ciência Viva de Constância. Aproveitou-se ainda para confirmar a última actividade da Acção (observação de 29.09.2006, 6ª-feira, das 20.30 às 00.30 horas, no Ponto Novo - Pinhal do Rei, com partida às 20.00 horas da Correia Mateus) e falar acerca dos trabalhos finais, que alguns já entregaram (data limite - última sessão…).
Para recordar, aqui ficam algumas fotos:
O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...