17 setembro, 2006

A visão social da Astronomia

Antes de ontem, num noticiário da SIC, tive a oportunidade de ver uma reportagem sobre um grupo de professoras que iam ao hospital pediátrico D. Estefânia para darem às crianças um apoio lectivo, mas que naquela situação, penso que claramente se enquadra também numa prática destinada a tornar mais suave a passagem das crianças pelo hospital, aliviando o seu sofrimento com pequenas actividades leves. Numa dessas actividades, de desenho livre, uma das crianças desenho um sistema planetário. Bem bonito e bem colorido :) e quando a repórter lhe perguntou se gostava daqueles temas ele respondeu que sim, muito...
A Astronomia é, algo que encanta as crianças. Pode parecer uma frase feita, mas por vezes as frases feitas devem estar sempre presentes para nos alertar de coisas na vida que não conseguimos fazer, ou não queremos fazer...a Astronomia, óbviamente, encanta tanto as crianças como os adultos, mas a mente da criança está nitidamente mais aberta ao desafio que a Astronomia revela a todos nós, pois essa mente mais infantil tem extremas semelhanças com a essência desse desafio.
Penso assim que a Astronomia pode, e deve ter uma componente e uma visão social junto das crianças, quer das crianças normais, quer das crianças e mesmo adolescentes com alguns graus de deficiência. Quantas crianças e jovens não terão as CERCI's, com enorme curiosidade e enorme desejo de viver uma experiência diferente?
Nunca se falou nesta questão em Portugal...mas penso que seria importante que se começásse a pensar pelo menos em pequenas experiências piloto, de visitas das associações e grupos de astronomia amadora aos hospitais, e a outras instituições. Penso que, se temos na mão um instrumento que desperta os sonhos e a força para aguentar uma provação, ou um estado de vida, então a nossa visão da Astronomia deve ser mais larga, ao ponto de nos tocar nós mesmos, na forma de uma acção de serviço em relação aos nosso próximo.

1 comentário:

Fernando Martins disse...

A minha Escola tem um protocolo com o Hospital de Leiria e vai lá à Pediatria... Contudo as colegas que lá vão não são as mais qualificadas para falar de Astronomia...